Professores

Ana Sereno
Iniciou os seus estudos e prática de Hatha Yoga com o professor Miguel Homem, em 2003.  

Em 2008 ingressou o 1º curso de Formação para Instrutores de Yoga com Pedro Kupfer, em Portugal, tendo concluído a mesma em 2009. Desde 2008 estuda também Vedanta com Pujya Swami Dayananda, em Portugal e no Dayananda Ashram, em Rishikesh (Índia) e com a professora Gloria Arieira, organizando com Miguel Homem as suas vindas a Portugal.

Recentemente, vem aprofundando o estudo e prática de ásana segundo o método Iyengar com Claudia Villadelprat e participando em inúmeros retiros e cursos intensivos, dentro das tradições Ashtanga Vinyasa (com Tomas Zorzo) e Iyengar. Em 2010 participou da formação em Ashtanga Vinyasa Yoga (primeira série) com David Swenson. As suas aulas reflectem a influência destas tradições, caracterizando-se pelo seu dinamismo e intensidade.
  
Ana vê o Yoga como um todo dentro da tradição Védica e ensina Hatha Yoga Tradicional segundo o ensinamento dos textos antigos de Karma, Bhakti e Jnãna Yoga, de acordo com a tradição de Advaita Vedanta de Adi Shankaracharya. Continua sempre a aprender com o seu Mestre Swami Dayananda, com a professora Gloria Arieira, em quem encontrou o ensinamento em versão feminina vestido de compaixão materna, e com o seu Professor e amigo Pedro Kupfer.

Criando uma ponte com a área na qual é licenciada, o Jornalismo, Ana colabora com o site de estudos sobre o yoga e o dharma, Dharmabindu, ocupando-se especialmente da secção de entrevistas e edita o blog da Casa Ganapati, onde ensina e organiza cursos e eventos.

No yoga, Ana encontrou um sentido para a vida e um código de ética, mas acima de tudo o caminho de regresso a casa, a estrada para o auto-conhecimento e, ao mesmo tempo, para a compreensão de que toda a felicidade que buscamos é, na verdade, aquilo que já somos.



Miguel Homem

Miguel é professor de Yoga e Vedanta, embora os veja como um só. Começou a ensinar Hatha Yoga em 2002, depois de estudar com o seu primeiro professor, Luís Lopes. Em 2004 estudou Tantra Yoga e Meditação com o Dada Dhyanananda.
Desde 2004 aprofunda-se no estudo e prática de ásana segundo o método Iyengar com Claudia Villadelprat.

Fez o curso completo de formação para instrutores de Yoga com Pedro Kupfer no Brasil (2005/06) e Portugal (2009/10). Desde 2005, viaja anualmente para estudar Vedanta no Dayananda Ashram, em Rishikesh (Índia) com o seu Mestre Pujya Swami Dayananda e em Chennai com o Swami Paramarthananda. Estuda e pratica aproximadamente 2 meses por ano na Índia. Também estuda Vedanta com a professora Gloria Arieira por quem nutre uma enorme admiração e carinho especial.

Em Dezembro de 2006, fundou os Mangalam, grupo que se dedica à difusão dos mantras devocionais Hindus, Kirtan e Bhajans.

Desde 2007 estuda Yoga e Ayurveda com Vamadeva Shastri (Dr. David Frawley do American Institute of Vedic Studies). Ainda em 2007 pela mão de Atreya Smith conheceu Ganga Decoux, discípula de Papaji. Visita anualmente a Ganga para participar dos seus Sat Sangas.

Em 2008 conhece Tomás Zorzo (Ashtanga Vinyasa e Yoga Integral) com quem começa a aprender. Ainda em 2008 aprendeu a arte da massagem Thai Yoga com Choenzom Emchi. Em 2010 fez a formação em Ashtanga Vinyasa Yoga (primeira série) com David Swenson. Em 2011 conhece Andrés Wormull (discípulo de Manju Jois) com quem aprende Ashtanga Vinyasa e Canto Védico e por quem se sente inspirado pela forma de ensinar dentro da tradição védica.

Miguel Ensina o Yoga como um todo dentro da Tradição Védica de acordo com a tradição de Advaita Vedanta de Adi Shankaracharya, ensina o Hatha Yoga Tradicional de acordo com o ensinamento dos textos antigos e inspirado pelo legado de Krishnamacharya.
Continua sempre a aprender com o seu Mestre Swami Dayananda e com o seu Professor e amigo Pedro Kupfer.

Ensina na Casa Ganapati - casaganapati.blogspot.com - conduz cursos e retiros, escreve artigos para sites de Yoga, é membro do conselho editorial da revista Cadernos de Yoga e edita o www.dharmabindu.com, site de estudos sobre o Yoga e o Dharma. Acima de tudo procura passar a visão do Dharma Védico que norteia a sua vida.

Em Novembro de 2008 sob a orientação do Swami Dayananda deu início aos sat sangas de estudo da Bhagavad Gita, que se mantêm até hoje. Estes sat sangas têm a particularidade de serem abertos e serem gravados e disponibilizados online no Dharmabindu.